sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

VAGAS REGIONAIS: 07 universidades dão bônus para candidatos de medicina que estudaram em escolas da região


Sete universidades que ofertam vagas de medicina pelo Sisu bonificam os estudantes que fizeram Ensino Médio no entorno do campus universitário. É claro que esta decisão pode causar muita discussão e controvérsia, uma vez que o principal intuito do Sisu e do Enem é universalizar as vagas oferecidas pelas instituições públicas no país (principalmente as federais). Porém, antes de conhecer as universidades, vamos analisar o mapa abaixo:




Mapa da razão entre médicos e população no Brasil para cada Estado

O mapa do Programa "Mais Médicos" indica uma forte deficiência de médicos na porção norte do país. Partindo do princípio de que o formado tende a retornar para sua região de origem, dificilmente esses dados seriam alterados sem que qualquer medida fosse tomada pelas novas universidades que ofertam vagas para futuros médicos.




Vamos a notícia do G1:
Sete universidades brasileiras oferecem benefícios no Sistema de Seleção Única (Sisu) aos candidatos de medicina que tenham estudado em escolas próximas aos campi. Em cinco delas (Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Unipampa), são atribuídos bônus de 5% a 20% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para esses estudantes. 




Nas outras duas (Universidade Federal do Oeste da Bahia e Escola Superior de Ciências da Saúde, em Brasília), são reservadas vagas exclusivamente para este grupo de candidatos. As mesmas regras valem para outros cursos dessas instituições – o G1 fez o recorte pelos de medicina por essa ser a carreira mais disputada.


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as universidades têm autonomia para oferecer o benefício. No entanto, a prática já gerou polêmica no Sisu 2016, quando foi acusada de ferir o princípio de isonomia ao favorecer aqueles que estudaram em determinada região. O Ministério Público Federal (MPF) em Uberlândia, em Minas Gerais, entrou com uma ação em setembro de 2016 para impedir universidades de adotarem critério de inclusão regional.

Bônus

Nas universidades que oferecem bônus, o benefício existe para as vagas de ampla concorrência. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por exemplo, há 40 vagas nesta categoria. Aqueles que se inscreverem para uma delas após terem concluído o ensino médio em escolas públicas ou privadas de microrregiões próximas à instituição receberão 20% de bônus na média do Enem.

Um exemplo: Maria quer cursar medicina na Ufam, mora em Santa Catarina e tirou 685,89 na média do Enem para esta universidade. Ela não se encaixa em cotas sociais e raciais (como para negros e indígenas), portanto se inscreverá para uma das 40 vagas de ampla concorrência. João tirou a mesma nota, também não tem direito a cotas sociais e raciais, mas estudou em Vale do Açu, no Rio Grande do Norte. Ele pleiteará uma das 40 vagas de ampla concorrência, mas terá um bônus de 20% na nota do Enem por causa da localidade de sua escola. Sua média vai a 812,08. Maria e João concorrerão pelas mesmas vagas de medicina na Ufam.

Veja os bônus nos outros cursos de medicina e quem tem direito a eles:

UFAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS: Bônus de 10%

Quem tem direito: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio no interior de Alagoas

UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS: Bônus de 5,69%

Quem tem direito: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio no estado do Amazonas


UFPE - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: Bônus de 10%

Quem tem direito: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas regulares e presenciais da zona da mata e do agreste pernambucanos

UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: Bônus de 20%

Quem tem direito: estudantes que concluíram o ensino fundamental e cursaram o ensino médio integralmente, em escolas públicas ou privadas, das microrregiões de Borborema Potiguar-RN, Seridó Ocidental-RN, Seridó Oriental-RN, Agreste Potiguar-RN, Angicos-RN, Serra de Santana-RN, Vale do Açu-RN, Catolé do Rocha-PB, Curimataú Ocidental-PB, Curimataú Oriental-PB, Patos-PB, Seridó Ocidental Paraibano-PB, Seridó Oriental Paraibano-PB ou Sousa-PB. Excluem-se os formados por meio de supletivos

UNIPAMPA - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA: Bônus de 20%

Quem tem direito: estudantes que cursaram integralmente o ensino médio no sudoeste e no sudeste do Rio Grande do Sul.

Reserva de vagas

A Universidade Federal do Oeste da Bahia reserva 30 vagas exclusivamente para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio em municípios com menos de 150 km de qualquer campus da UFOB. Na Escola Superior de Ciências da Saúde, é necessário ter cursado o ensino fundamental e o ensino médio em escolas públicas do Distrito Federal para se candidatar a uma das 32 vagas desta categoria.

Nestes dois exemplos, provavelmente haverá uma nota de corte diferente só para a cota regional e outra para a ampla concorrência. Na última atualização do Sisu, nesta sexta-feira (27), os índices mínimos eram os seguintes, na carreira de medicina:

UFOB - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
ampla concorrência: 786,24
cota regional: 751,58

ESCS - ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE 
ampla concorrência: 786,92
cota regional: 709,57

Nenhum comentário:

Postar um comentário