Mostrando postagens com marcador mudanças. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mudanças. Mostrar todas as postagens

sábado, 30 de setembro de 2017

UFMG comunica novas medidas para o sistema de cotas



Na última segunda-feira (25), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou que vai adotar, a partir de 2018, mudanças para acompanhamento da política de ações afirmativas.

Em nota, a reitoria disse que umas das medidas é a exigência, no momento do registro acadêmico, do preenchimento de autodeclaração consubstanciada pelos estudantes ingressantes na modalidade de vaga para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Nessa autodeclaração, o ingressante precisará indicar os elementos que o fazem reconhecer-se pardo, preto ou indígena. “Isso visa a incentivar a reflexão crítica sobre o pertencimento étnico e as políticas de inclusão para o ensino superior”, explica a UFMG.

Além disso, uma Comissão Permanente para Acompanhamento da Política de Inclusão e de Ações Afirmativas será instalada.

A instituição optou pelas mudanças depois de receber uma denúncia, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, no último domingo (24), de que alunos brancos estão ingressando no curso de Medicina da UFMG pelo sistema de cotas.

sábado, 26 de agosto de 2017

MEC estuda criar Enem com avaliações por áreas de conhecimento

A secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, participou de evento em São Paulo. (Foto: Renan Ferreirinha/Divulgação)



A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, disse na manhã desta sexta-feira (25) que o futuro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que está em discussão.
"O que vai acontecer com o Enem? Ninguém sabe, vai depender da Base. Eu tenho uma posição que é a seguinte: a partir da aprovação da base, o Enem deverá avaliar aquilo que é comum para todos", disse Helena.
"Eventualmente, ele poderá criar avaliações para o acesso ao ensino superior por áreas do conhecimento. Ele pode ter uma avaliação para a área ligada às humanidades, ou para área de saúde. Está em discussão", afirmou.
Maria Helena disse que essa possibilidade de o Enem ter subdivisões por áreas está em discussão com os reitores das universidades federais e com o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Prazo para as reformas
Segundo ela, a base da educação infantil que está sendo debatida em audiências públicas pelo país, vai ser aprovada até o fim do ano. A base do ensino médio vai chegar ao Conselho Nacional até dezembro deste ano, de acordo com a secretária. "Espero que seja aprovada até junho ou julho do ano que vem, para que 2019 seja um ano de preparo para a implantação da base e da reforma do ensino médio."
A secretária participou da abertura da Conferência Mapa Educação realizada no campus da Faculdade de Economia da USP, em São Paulo.
O evento reúne 200 estudantes de todos os estados que têm representatividade em suas comunidades e espírito de liderança. Eles vão participar de oficinas sobre educação.

sábado, 19 de agosto de 2017

ITA anuncia mudanças no vestibular 2018



O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou, nesta sexta-feira, que o seu próximo vestibular sofrerá mudanças significativas. Agora, os candidatos de Engenharia não farão mais um mesmo processo seletivo para as vagas ordinárias (destinadas a candidatos que não tenham interesse na área militar) e as privativas (para aqueles que desejam ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira). Os estudantes deverão escolher entre uma das duas modalidades durante o ato de inscrição, que está em aberto e vai até o dia 15 de setembro.

De acordo com Thiago Cardoso da Costa, coordenador da Turma ITA do Curso Poliedro, isso significa que “haverá duas listas de classificação diferentes e, possivelmente, notas de corte diferentes para cada uma das modalidades”. Com a mudança, a instituição já afirmou que, das 110 vagas disponibilizadas, 85 serão ordinárias e 25 privativas. Até o ano passado, não havia limite de vagas por modalidade, dando a opção ao aluno de decidir qual curso fazer somente depois de ser classificado.

sábado, 11 de março de 2017

Enem 2017 será em dois domingos seguidos de novembro


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. No ano passado, a prova foi aplicada em um fim de semana (sábado e domingo, 5 e 6 de novembro). A modificação integra uma lista de novidades divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (9).
As demais mudanças foram:
  • Primeiro domingo terá linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de prova; no segundo, matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova
  • Cadernos de prova serão personalizados, com nome e número de inscrição na capa e cartão de respostas
  • Passam a ser isentos da taxa de inscrição também aqueles que tiverem cadastro no CadÚnico (que reúne famílias de baixa renda)
  • Não serão divulgados dados do Enem por escola
  • Isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada
  • Enem não valerá como certificado do ensino médio
  • Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição
  • MEC diz que estudantes recusaram, em consulta pública, possibilidade de fazer a prova no computador