Mostrando postagens com marcador Pedagogia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pedagogia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Confira: prova e gabarito do Concurso Público para PEB - I de Jaboticabal

A Prefeitura de Jaboticabal, no interior de São Paulo, aplicou no último dia 27 de outubro a prova do Concurso para PEB - I. A realização do concurso ficou à cargo da Fundação VUNESP. 
Portanto, creio que pela seriedade costumeira da VUNESP vale a pena dar uma conferida para apurar os conhecimentos do que há de mais atual em concursos da área pedagógica.

Clique aqui para acessar a prova.

Clique aqui para acessar o gabarito.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vídeo: Coleção Grandes Educadores - Paulo Freire

Para os Freirianos de plantão, compartilho uma série de vídeos da Coleção Grandes Educadores. De forma muito didática e simples, é possível compreender muitos conceitos e categorias da pedagogia da autonomia.
Os vídeos contam as falas e explicações de Moacir Gadotti, grande estudioso da educação, familiares de Paulo Freire, além do próprio pedagogo que recebeu mais de 40 títulos de Doutor Honoris Causa.


_______________________________________________________












quinta-feira, 4 de abril de 2013

As Escolas de hoje... o que queremos para amanhã!?


Observamos que o ambiente escolar atual muitas vezes propicia certas situações que parecem inexplicáveis de imediato. Relatos de que alunos em regiões periféricas da cidade de São Paulo agem com posturas impróprias para o ambiente são relatadas diversas vezes para este professor durante as aulas nas licenciaturas.

Ao tentar debater o tema, questiono os futuros professores: "e como agem os docentes?". A resposta é imediata: “ora, professor, aplicam um belo de um castigo e mandam para a diretoria”. Em seguida, peço para descreverem o espaço de vivência desses alunos e, na grande maioria das vezes, trata-se de comunidades periféricas.

Esse aluno já é excluído do centro urbano e rico, do fácil acesso, da boa arte, da boa música, das tecnologias, das grifes da moda... Enfim, do “tudo de bom” do capitalismo. A Escola deve servir de espaço inclusivo. Se na sua própria comunidade e no seu entorno o aluno é tratado com imposições e autoritarismo, não será estranho ele adotar essa mesma postura no convívio social. O reflexo é o que podemos constatar diariamente nos noticiários jornalísticos.

Afinal, a Escola dever ser um espaço de aprendizagem. A Escola deve propiciar o vislumbre de um horizonte possível!