Mostrando postagens com marcador Ensino-aprendizagem. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ensino-aprendizagem. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vídeo: Coleção Grandes Educadores - Paulo Freire

Para os Freirianos de plantão, compartilho uma série de vídeos da Coleção Grandes Educadores. De forma muito didática e simples, é possível compreender muitos conceitos e categorias da pedagogia da autonomia.
Os vídeos contam as falas e explicações de Moacir Gadotti, grande estudioso da educação, familiares de Paulo Freire, além do próprio pedagogo que recebeu mais de 40 títulos de Doutor Honoris Causa.


_______________________________________________________












quarta-feira, 17 de abril de 2013

Qual a importância do cotidiano do aluno e da aluna no processo de ensino-aprendizagem?



Paulo Freire, em suas explicações e propostas para a construção da aprendizagem, destaca a importância de abordar o espaço de vivência do aprendiz para que o sucesso seja alcançado no ambiente escolar. Adotamos esses preceitos quando entendemos que a vontade em aprender se torna mais significativa quando o tema abordado também é importante para o aluno. Portanto, nada mais conveniente que esses temas sejam resultados da pronuncia do estudante, ou seja, que sejam emergidos com diálogos e pronúncias. 


Assim, considero que a problematização do ensino devem estar vinculados às inquietações dos alunos. Partindo disso, ele estará aberto e propenso a assumir uma postura crítica porque sua percepção estará inserida num contexto social que, mesmo como individuo, interfere num todo. 

Porém, o educador deve adotar como pressupostos algumas categorias de analise preconizadas por Paulo Freire, como a dialogidade, a problematização, a criticidade e a pronúncia para que o aluno não seja um mero receptor de informação e conhecimento.

_____________________________
Quer saber um pouco mais sobre esse tema ligado as questões ambientais, acesse este artigo que escrevi com a Profª Drª Icléia Vargas para o Encuentro de Geógrafos de América Latina: