Mostrando postagens com marcador Ensino Superior. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ensino Superior. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

SISU disponibiliza vagas disponíveis em instituições




O Sistema de Seleção Única para acesso às vagas de Instituições de Ensino Superior já está disponível para acesso no portal do MEC para o SISU.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
Como funciona:





infográfico

sábado, 18 de março de 2017

Aumentam as universidades portuguesas que aceitam nota do Enem. Confira a lista!



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na tarde desta quinta-feira (16), que firmou mais um acordo para que universidades de Portugal aceitem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na seleção de estudantes brasileiros para cursos de graduação. Segundo o Inep, nesta quinta a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu) passou a adotar o Enem. A cooperativa mantém três universidades: : o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa.

O Inep afirmou, em nota, que os candidatos brasileiros serão avaliados segundo uma combinação de notas: a nota da prova de ciências da natureza do Enem, e as notas do ensino médio do candidato. Segundo o comunicado, o diretor da Cespu, Luis Manuel Duarte Martins da Silva, afirmou que, atualmente, 20% das vagas nas três instituições são ocupadas por estudantes de fora de Portugal. "Se temos no Brasil uma prova nacional e reconhecida para avaliar o Ensino Médio, devemos usá-la. Vamos priorizar os alunos brasileiros que tiverem feito o Enem”, disse Martins da Silva.

As universidades são:
  • Universidade de Coimbra (26/05/2014);
  • Universidade de Algarve (18/09/2014);
  • Instituto Politécnico de Leiria (24/04/2015);
  • Instituto Politécnico de Beja (10/07/2015);
  • Instituto Politécnico do Porto (26/08/2015);
  • Instituto Politécnico de Portalegre (08/10/2015);
  • Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (09/11/2015);
  • Instituto Politécnico de Coimbra (24/11/2015);
  • Universidade de Aveiro (25/11/2015);
  • Instituto Politécnico de Guarda (26/11/2015);
  • Universidade de Lisboa (27/11/2015);
  • Universidade do Porto (09/03/2016);
  • Universidade da Madeira (14/03/2016);
  • Instituto Politécnico de Viseu (15/07/2016);
  • Instituto Politécnico de Santarém (15/07/2016);
  • Universidade dos Açores (04/08/2016);
  • Universidade da Beira Interior (20/09/2016);
  • Universidade do Minho (24/10/2016);
  • Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário – mantenedora do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (16/03/2017)

terça-feira, 6 de setembro de 2011

UEMS abre inscrições para mestrados em Agronomia, Recursos Naturais e Zootecnia

Do portal da UEMS

Estão abertas, durante todo o mês de setembro, as inscrições para os cursos de Pós-Graduação da UEMS, nível mestrado, nas áreas de Agronomia - produção vegetal; Recursos Naturais; e Zootecnia - Produção Animal no Cerrado-Pantanal.
Os processos seletivos serão realizados neste segundo semestre de 2011, para ingresso no começo de 2012. Quanto à oferta de vagas, no edital de Recursos Naturais, destaca-se que está fixado o mínimo de 13 vagas. Outras 18 serão ofertadas pelo curso de Agronomia; e 16, para o curso de Zootecnia.
Além de cursarem uma universidade pública e de qualidade, os acadêmicos da pós-graduação da UEMS têm a possibilidade de concorrerem a bolsas Capes, CNPq e da própria Instituição.
Confira os editais referentes a cada processo seletivo nos links  http://www.uems.br/portal/edital.php?cat=Pesquisa ou http://www.uems.br/portal/posgraduacao.php.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia: FALA PROFESSOR


Do site da AGB-JF

Sediado em Juiz de Fora e programado para acontecer entre os dias 11 e 15 de novembro, o VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia, mais conhecido como Fala Professor, conta com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a sua realização. O evento acontece a cada quatro anos, desde a década de 80. O público alvo de 2011 são os professores da educação básica de ensino, mas também é aberto a estudantes e interessados.
• O Fala Professor é um encontro realizado pela AGB e, como tal, deve buscar sua própria identidade, reforçando o caráter de reflexão que se volta para a busca de encaminhamentos políticos pela Associação, não necessitando guiar-se pela estrutura organizacional de outros encontros acadêmicos temáticos realizados no âmbito da Geografia.
- O Fala Professor pode, e deve, ousar na sua concepção de Encontro, priorizando a discussão da Educação em Geografia, relacionada aos trabalhos de GTs, articulados tanto nacionalmente (GT de Ensino e Formação Profissional) quanto nas seções locais.
• Ao buscar reflexões e encaminhamentos a partir da horizontalidade dos debates, a estrutura do Encontro pode privilegiar formas coerentes com essa busca, o que abre possibilidades para repensar as formas através das quais se organizam as diferentes atividades do Encontro.
• O Fala Professor não obrigatoriamente precisa ser pensado como um evento orientado para abrigar grandes números, relacionados a trabalhos apresentados, oficinas ministradas e outras atividades, mas deve minimamente atender à centralidade definida pela relação entre reflexão e encaminhamento político.

Acesse aqui o site do encontro

 

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Um dia especial

Antes de terminar o dia, deixo algumas fotos de um dia importante na minha carreira profissional e acadêmica. Elas foram retiradas no dia do seminário de apresentação da defesa de minha dissertação.
Data: 30 de junho de 2011
Local: Teatro de Bolso da UFMS

Famíliares presentes

Durante a Apresentação
Ouvindo o resultado
Todos reunidos depois do veredito: Conceito A


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Governo federal abre inscrições para bolsas de estudo nos EUA

Olha que notícia interssante direto do Portal Terra. No ano passado, as bolsas para os cursos de pós-graduação da CAPES não foram preenchidas. Para os cursistas de graduação, sugiro como uma ótima oportunidade. A notícia completa pode ser vista aqui.

O governo federal publicou no Diário Oficial desta segunda-feira a chamada pública do programa Ciência sem Fronteiras para o preenchimento de vagas de bolsas de estudo nos Estados Unidos. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os primeiros estudantes atendidos na modalidade graduação-sanduíche devem embarcar em janeiro de 2012.
Para se inscrever, o candidato deve ser de nacionalidade brasileira e, entre outros requisitos, apresentar bom rendimento acadêmico, além de ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos. Por fim, comprovar nota mínima de 79 pontos no exame Toefl-Ibet Test. Os alunos participantes receberão auxílio financeiro pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares americanas, nos casos em que couber, além de passagens aéreas.
A primeira chamada pública da Capes permitirá a instituições de ensino superior nacionais selecionar estudantes brasileiros de graduação, em áreas de interesse para o país, para cursos ou estágio em instituições americanas. Para isso, o documento estabelece que as instituições brasileiras firmem acordo de adesão com a Capes, por meio do qual se habilitarão a selecionar e a indicar os alunos.
O Ciência sem Fronteiras, lançado em 26 de julho de 2011, é um programa do governo federal destinado a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos, além de 25 mil com o apoio da iniciativa privada.