Mostrando postagens com marcador Educação Ambiental. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação Ambiental. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Repensando o planeta. Assista "Uma verdade inconveniente", de Al Gore

Esta semana, nas aulas do Segundo Ano do Ensino Médio no Colégio Objetivo, discutimos os impactos ambientais mundiais, bem como a responsabilidade do ser humano a partir de sua interferência no planeta.
Muitos ambientalistas e acadêmicos da área apontam críticas e virtudes sobre a abordagem de Al Gore neste documentário. Particularmente, o que me preocupa, é a capacidade do ser humano em criar soluções ao invés de mudar hábitos ou se educar ambientalmente por um mundo melhor.
Por isso, considero importante o alerta de Al Gore.
Vale a pena assistir!


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Qual a importância do cotidiano do aluno e da aluna no processo de ensino-aprendizagem?



Paulo Freire, em suas explicações e propostas para a construção da aprendizagem, destaca a importância de abordar o espaço de vivência do aprendiz para que o sucesso seja alcançado no ambiente escolar. Adotamos esses preceitos quando entendemos que a vontade em aprender se torna mais significativa quando o tema abordado também é importante para o aluno. Portanto, nada mais conveniente que esses temas sejam resultados da pronuncia do estudante, ou seja, que sejam emergidos com diálogos e pronúncias. 


Assim, considero que a problematização do ensino devem estar vinculados às inquietações dos alunos. Partindo disso, ele estará aberto e propenso a assumir uma postura crítica porque sua percepção estará inserida num contexto social que, mesmo como individuo, interfere num todo. 

Porém, o educador deve adotar como pressupostos algumas categorias de analise preconizadas por Paulo Freire, como a dialogidade, a problematização, a criticidade e a pronúncia para que o aluno não seja um mero receptor de informação e conhecimento.

_____________________________
Quer saber um pouco mais sobre esse tema ligado as questões ambientais, acesse este artigo que escrevi com a Profª Drª Icléia Vargas para o Encuentro de Geógrafos de América Latina: