Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

domingo, 10 de novembro de 2013

Provas e Gabaritos de Concursos para PEB-II de Geografia. #PARTIU... estudar!

Para os meus alunos e alunas do Curso de Geografia e demais interessados, selecionei algumas provas e gabaritos de concursos PEB-II do Portal de Concursos PCI. Vale a pena conferir para estudar.




_________________
SEE/SP
Prova: Aqui
Gabarito: Aqui
_________________
Prefeitura Municipal de Barueri
Prova: Aqui
Gabarito: Aqui
_________________
Prefeitura Municipal de Santana de Parnaiba
Prova: Aqui
Gabarito: Aqui
_________________
Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo
Prova: Aqui
Gabarito: Aqui
_________________
Prefeitura Municipal de Florianópolis
Prova: Aqui
Gabarito: Aqui
_________________
SEE/PB
Prova: Aqui
Gabarito: Aqui
_________________
Prefeitura Municipal de Várzea Paulista
Prova: Aqui
Gabarito: Aqui

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

E se a moda pega: "Universidade reprova todos os candidatos em 'vestibular' na Libéria"

A notícia está no Portal G1:

A ministra da Educação da Libéria afirmou nessa segunda-feira não conseguir acreditar que nenhum dos alunos foi aprovado no exame de admissão para a universidade, uma espécie de vestibular local.
Quase 25 mil alunos foram reprovados no teste para estudar na Universidade da Libéria, uma das duas universidades públicas do país.
Um funcionário da instituição disse à BBC que 'faltava entusiasmo aos estudantes' e que eles 'não tinham sequer uma compreensão básica de inglês'.
O país se recupera de uma guerra civil brutal que terminou há uma década.
Veja a notícia completa aqui

quarta-feira, 27 de março de 2013

Senado aprova MP que incentiva a alfabetização até os 8 anos

Do Portal G1

Pacto Nacional pela Alfabetização quer beneficiar 8 milhões de alunos.
Medida Provisória, que será convertida em lei, vai à sanção de Dilma.

 

O Senado aprovou nesta terça-feira (26) Medida Provisória (MP) que cria incentivos públicos para a alfabetização de todas as crianças com até oito anos de idade (fim do 3º ano do ensino fundamental) que estudam em escolas públicas.
A medida, que já havia sido aprovada pela Câmara em fevereiro, vai à sanção da presidente Dilma Rousseff e será convertida em lei.
A MP 586/12, editada em novembro de 2012 pela presidente, faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A iniciativa é um projeto do governo federal, em parceria com estados e municípios, para garantir que crianças até os 8 anos saibam escrever, ler e interpretar textos simples e dominar as operações matemáticas básicas.
Segundo o governo federal, o programa terá como objetivo a plena alfabetização de cerca de 8 milhões de crianças que estão matriculadas até o 3º ano do ensino fundamental. O Planalto fechou convênio com os 26 estados do país, com o Distrito Federal e com 5.270 prefeituras.
Para estimular as escolas e os professores a se engajarem no projeto, o governo prometeu distribuir, em 2013, R$ 500 milhões para as instituições educacionais que apresentarem os melhores desempenhos na alfabetização de crianças até 8 anos. O dinheiro será repassado na forma de premiações às experiências bem-sucedidas.
A medida prevê também melhorias pedagógicas e na estrutura física das escolas, por meio do suporte financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Estabelece a concessão de bolsas de estudo para a formação continuada de educadores, além de oferecer a esses profissionais cursos de pós-graduação em universidades públicas participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização.
O texto estabelece o dia 31 de dezembro de 2022 como data limite para o cumprimento da meta de alfabetizar as crianças da rede pública até os 8 anos de idade.
Debates no plenário
No início da sessão, o senador Eduardo Amorim (PSC-CE), relator da medida no Senado, declarou que “a medida pode vir a ser uma grande revolução educacional pela qual tanto se anseia neste país”.
A MP foi criticada por parlamentares da oposição e da base aliada ao governo, que discordaram em fixar em oito anos a idade limite para a alfabetização.
Durante a discussão, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) propôs a inclusão de uma emenda que diminuía para seis anos a idade limite. A emenda, porém, foi rejeitada com 38 votos contrários e 24 favoráveis. Apenas um senador se absteve.
“Essa [medida] dos oito anos é um retrocesso em relação ao ano passado”, declarou o senador Cristóvam Buarque (PDT-DF). “Nós estamos aqui votando algo que vai nos incomodar, nos intimidar, nos envergonhar daqui a 20 ou 30 anos”.
A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) afirmou que a medida provisória oficializa “a escola do rico e a escola do pobre”. “O comprometimento no processo de alfabetização prejudica principalmente as crianças pobres, que iniciam a escolarização em desvantagem em relação às demais”, disse ela

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Justiça Federal do CE anula 13 questões do Enem para todo o Brasil

Do Portal G1

A Justiça Federal no Ceará decidiu anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram antecipadas por um colégio de Fortaleza. A decisão foi tomada na noite desta segunda-feira (31) e é válida para todo o Brasil. O Ministério da Educação informou que vai recorrer da decisão entre quinta-feira (3) e sexta-feira (4). 
De acordo com a Justiça Federal, a anulação das 13 questões foi uma resposta à ação proposta pelo Ministério Público Federal (MPF), que havia pedido o cancelamento total das provas do Enem ou, pelo menos, a suspensão parcial das questões envolvidas na polêmica.
Foram anuladas as questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, da prova amarela do 1º dia, além das questões 113, 141, 154, 173 e 180, da prova amarela do 2º dia. As mesmas questões correspondem a números diferentes nas provas de outras cores, que também serão anuladas.
O MEC confirmou no dia 27 de outubro que as 14 questões que vazaram do Enem estavam no pré-teste aplicado no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro de 2010. O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que professores do colégio reproduziram e distribuíram dois dos 36 cadernos de pré-teste.
Como solução, o MEC cancelou a prova dos 639 alunos do Christus e convocou os estudantes para um novo exame nos dias 28 e 29 de novembro, quando será aplicado o Enem aos presidiários e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privados de liberdade.
Na ação, o Ministério Público Federal pediu ainda a suspensão da medida do MEC que anula o Enem somente para os 639 alunos do colégio Christus.
Luís Praxedes Vieira da Silva, juiz da 1ª vara da Justiça Federal do Ceará, afirma em sua decisão que anular o Enem somente dos alunos do Colégio Christus "foge da lógica do razoável, ofende o princípio da isonomia e proporcionalidade, bem como anular a prova no país inteiro é algo desproporcional e implicaria em grande prejuízo".
Segundo o juiz, o fato é que as questões foram divulgadas antes da prova e possivelmente obtidas há um ano. Para Silva, não se sabe se apenas os 639 alunos do terceiro ano do ensino médio do Christus tiveram acesso ou os cerca de 300 estudantes do mesmo colégio do curso pré-vestibular também tomaram conhecimento das questões antes do exame.

'Decisão arbitrária'
O MEC considera a decisão arbitrária e desproporcional e informou que vai recorrer. O Ministério ainda afirmou que a decisão é injusta e que vai lutar para que ela não se mantenha.
 
Mais uma questão
O procurador federal no Ceará, Oscar Costa Filho, autor da ação, informou que vai enviar requerimento para pedir que o juiz estenda os efeitos dessa anulação para uma 14ª questão, que também foi vazada no exercício distribuído pelo colégio Christus. O MPF entrou com ação para anulação de 13 questões, mas depois o MEC confirmou haver 14 questões idênticas ou parecidas.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alunos do CEAPE preparam o Sarau Científico

Acontece neste sábado, dia 29 de outubro, o Sarau Científico da Escola CEAPE. O tema deste ano é Sustentabilidade e estará aberto para as visitções a partir da 8h. O Sétimo Ano apresentará as fontes alternativas de energia e, nesta quinta, durante a aula de Geografia,  os alunos estiveram realizando as últimas pesquisas para complemento dos trabalhos.
Confira algumas fotos dos alunos durante a aula desta quinta-feira:







Acesse o site http://escolaceape.blogspot.com/ e conheça um pouco mais sobre a Escola CEAPE.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia: FALA PROFESSOR


Do site da AGB-JF

Sediado em Juiz de Fora e programado para acontecer entre os dias 11 e 15 de novembro, o VII Encontro Nacional de Ensino de Geografia, mais conhecido como Fala Professor, conta com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a sua realização. O evento acontece a cada quatro anos, desde a década de 80. O público alvo de 2011 são os professores da educação básica de ensino, mas também é aberto a estudantes e interessados.
• O Fala Professor é um encontro realizado pela AGB e, como tal, deve buscar sua própria identidade, reforçando o caráter de reflexão que se volta para a busca de encaminhamentos políticos pela Associação, não necessitando guiar-se pela estrutura organizacional de outros encontros acadêmicos temáticos realizados no âmbito da Geografia.
- O Fala Professor pode, e deve, ousar na sua concepção de Encontro, priorizando a discussão da Educação em Geografia, relacionada aos trabalhos de GTs, articulados tanto nacionalmente (GT de Ensino e Formação Profissional) quanto nas seções locais.
• Ao buscar reflexões e encaminhamentos a partir da horizontalidade dos debates, a estrutura do Encontro pode privilegiar formas coerentes com essa busca, o que abre possibilidades para repensar as formas através das quais se organizam as diferentes atividades do Encontro.
• O Fala Professor não obrigatoriamente precisa ser pensado como um evento orientado para abrigar grandes números, relacionados a trabalhos apresentados, oficinas ministradas e outras atividades, mas deve minimamente atender à centralidade definida pela relação entre reflexão e encaminhamento político.

Acesse aqui o site do encontro

 

Pais e Filhos


Dorme agora,
é só o vento lá fora.
Renato Russo - Pais e Filhos

Neste último sábado, dia 27 de Agosto, durante meu lazer futebolístico vespertino, recebi como convidado um amigo da família, Divino, e seu filho Bruno. Antes, pela manhã, numa rápida visita à nossa casa, Divino ofereceu os préstimos de Bruno para atuar como goleiro em nossas "peladas". Imediatamente, com muito prazer, disse que o convite estava feito.

Já no campo de jogo, de longe, observei a atenção que o pai dava ao seu filho: calçava-lhe as luvas, ajudava com a chuteira, orientava o seu posicionamento e o incentivava para que fizesse o melhor. Na primeira partida, o garoto de 16 sofreu dois gols. Não se abateu. Mesmo assim, logo após o término, Divino não titubeou e posicionou-se atrás do gol de seu protegido.
Imediatamente, alguns colegas disseram que a atitude do pai estava errada. Afinal, não poderia interferir de tal maneira numa desimportante pelada. Analisando os posicionamentos, não posso deixar de dizer que achei a atitude tomada por Divino como ato de amor e carinho dado ao filho. Nós, pais, temos o dever de sempre estar próximos de nossas crias. O que aquele pai fazia era um ato honroso e digno de ser valorizado.
Hoje, nas escolas, observamos os alunos e as alunas com um nível de desrespeito imenso com seus pares, professores, direção e demais funcionários. Dia desses assisti um vídeo que um aluno, em MG, chutou a diretora da escola.... Existem muitas correntes pedagógicas que analisam os pontos de vistas sobre tais posturas e atitudes dos estudantes. Acredito que não tenho bagagem teórica para dissertar sobre o assunto. Porém, não tenho dúvidas de que a presença da família próxima das crianças e dos adolescentes pode prosperar uma possibilidade de novos rumos na escola.
Comigo, com meu irmão, com meus primos e tios, apesar dos defeitos que temos como todo ser humano sabíamos das nossas obrigações de respeito com nossos professores. Nossos pais sempre estavam monitorando nossas atitudes! E é assim que devemos agir...
Bruno é um rapaz educado, respeitoso e de postura invejável. Tratou todos com educação e foi convidado a ser companheiro permanente de nossas tardes de futebol. A regra virou exceção e por isso tornou-se admirável. Infelizmente. Com certeza, a presença do pai e da mãe em seu entorno está sendo um fator preponderante para esta sua boa formação. Não acham!?