sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Vamos parar de hipocrisia: deixem os cubanos trabalharem!

Estou acompanhando atentamente as opiniões de políticos, profissionais e entidades de classe sobre a vinda de médicos estrangeiros para atuarem no Brasil. Algumas, inclusive, causam preocupações xenófobas. Outras, mesmo contrárias, demonstram ponderações.
A partilha do conhecimento e do dom profissional deve ser analisada como um bem à serviço das minorias que são as maiorias em nosso país. Os médicos brasileiros podem ficar tranquilos: os cubanos não trabalharão no Albert Einstein, Sírio Libanês ou São Luiz.... Não esquentem suas cabeças, os seus “colegas” profissionais deixaram os grandes centros especializados (leia-se: $$) para vocês.
Agora, cuidado, porque se essa onde de impedir profissionais de atuarem no Brasil pegar, tenho medo dos grandes centros acadêmicos do mundo (Oxford, Havard, MIT, Le Suborne...) também se acharem no direito de reservar seus conhecimentos apenas para os seus nativos. Não seria justo?
Digo mais um pouco: como professor, aqui em São Paulo, tenho uma renda satisfatória que me garante uma vida tranquila. Da mesma forma que não aceitaria uma proposta de emprego nas regiões mais distantes do centro financeiro do país, não me incomodaria se professores estrangeiros ocupassem esses postos.
Deixem os cubanos trabalharem ou avante para o interior!


Nenhum comentário:

Postar um comentário