sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Imaginem: dejetos suínos transformados em energia... Isso é possível! Veja este vídeo

A reportagem do Jornal Nacional apresenta uma importante possibilidade alternativa na geração de energia e na produção de fertilizantes orgânicos.
O Biogás é um tipo de gás inflamável produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, por meio da ação de bactérias fermentadoras em matérias orgânicas.
É um combustível gasoso, com um conteúdo energético elevado, semelhante gás natural, composto principalmente, por hidrocarbonetos de cadeia curta e linear. A fermentação acontece em determinados patamares de temperatura, umidade e acidez. Também é conhecido como gás dos pântanos.
Artificialmente esse processo ocorre através de um equipamento, o biodigestor anaeróbico. O próprio metano não possui cheiro, cor ou sabor, mas os outros gases apresentam odor desagradável. O biogás é uma fonte energética renovável, por essa razão é considerado um bicombustível.
A matéria-prima usada na produção do biogás é de origem orgânica, são aproveitados materiais como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Essa fonte energética pode ser utilizada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.
A alta concentração de metano (cerca de 50%) e de dióxido de carbono (acima de 30%), o biogás é um dos principais poluentes  do meio ambiente, pois contribui diretamente para o aumento do efeito estufa. Pode ser considerado até 21 vezes mais poluente que o gás carbônico.
A instalação de biodigestores para produção de biogás é recomendada para áreas rurais e determinados espaços urbanos.Países como China e Índia contam com um grande número desse equipamento em pequenas cidades e propriedades rurais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário