segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Governo federal abre inscrições para bolsas de estudo nos EUA

Olha que notícia interssante direto do Portal Terra. No ano passado, as bolsas para os cursos de pós-graduação da CAPES não foram preenchidas. Para os cursistas de graduação, sugiro como uma ótima oportunidade. A notícia completa pode ser vista aqui.

O governo federal publicou no Diário Oficial desta segunda-feira a chamada pública do programa Ciência sem Fronteiras para o preenchimento de vagas de bolsas de estudo nos Estados Unidos. Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os primeiros estudantes atendidos na modalidade graduação-sanduíche devem embarcar em janeiro de 2012.
Para se inscrever, o candidato deve ser de nacionalidade brasileira e, entre outros requisitos, apresentar bom rendimento acadêmico, além de ter concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso de graduação no momento de início da viagem de estudos. Por fim, comprovar nota mínima de 79 pontos no exame Toefl-Ibet Test. Os alunos participantes receberão auxílio financeiro pelo período de 12 meses, pagamento das taxas escolares americanas, nos casos em que couber, além de passagens aéreas.
A primeira chamada pública da Capes permitirá a instituições de ensino superior nacionais selecionar estudantes brasileiros de graduação, em áreas de interesse para o país, para cursos ou estágio em instituições americanas. Para isso, o documento estabelece que as instituições brasileiras firmem acordo de adesão com a Capes, por meio do qual se habilitarão a selecionar e a indicar os alunos.
O Ciência sem Fronteiras, lançado em 26 de julho de 2011, é um programa do governo federal destinado a promover a internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos, além de 25 mil com o apoio da iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário