sexta-feira, 12 de abril de 2013

Forte terremoto atingiu o Japão nesta sexta

O Serviço Geológico dos EUA informou que um terremoto de magnitude 6 atingiu o Japão às 17h e 33min (horário de Brasília) desta sexta-feira (05h e 33min de sábado no horário local). O tremor ocorreu na região Sul do Japão, a 9km da cidade Sumoto (Ilha de Awaji, província de Hyogo) que fica próximo a cidade de Kobe.


As informações preliminares não informam sobre possíveis vítimas. Os serviços ferroviários ficaram parcialmente parados para verificações de segurança, e o aeroporto de Kansai, na baía de Osaka, chegou a fechar.



Por que acontecem os terremotos?

Esses eventos geológicos são causados devido o movimento das placas tectônicas. A crota terrestre é formada por uma camada rochosa fragmentada. Esses blocos gigantescos estão em constantes movimentos que podem se afastar (zona de divergência) ou se aproximar (zona de convergência). Esses fatos produzem acúmulo de pressão e descarga de energia, que se propaga em forma de ondas sísmicas, caracterizando o terremoto.


O território japonês é localizado numa região propícia para a ocorrência destes abalos sísmicos, uma vez que está sob influência de três placas tectônicas: Eurasiana, das Filipinas e do Pacífico. Além disso, geologicamente o Japão se encontra numa área denominada como "Circulo de Fogo do Pacífico", onde as incidências de terremotos e erupções vulcânicas ocorrem com grande frequência.


Confira, nos mapas abaixo, algumas informações sobre o tema:

Fonte: Folha/UOL

mapa terremoto japão 12/4 (Foto: 1)
Fonte: G1

Placas tectônicas atuantes na Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário